Empresa financiada por Bill Gates quer usar VR em cirurgias

Vicarious Surgical, uma empresa financiada pelo bilionário Bill Gates, anunciou seu trabalho de desenvolvimento de uma tecnologia que mistura realidade virtual com a possibilidade de médicos realizarem cirurgias a longas distâncias. A ideia é permitir maior precisão durante os procedimentos médicos, com o uso de controles e uma visão mais próxima da realidade.

Os co-fundadores da empresa, Adam Sachs e Sammy Khalifa, estão desenvolvendo e refinando a tecnologia desde que estudavam no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Logo após se formarem, os dois abriram a empresa, que recebe ajuda financeira de Bill Gates para continuar na ativa e buscando soluções médicas.

A ideia da Vicarious Surgical é criar aparatos robóticos que podem ser introduzidos nos pacientes, levando os movimentos das cirurgias para a região da cavidade abdominal, minimizando assim o procedimento de várias operações, que necessitariam que uma incisão grande fosse feita no paciente.

Com a ajuda de realidade virtual, em especial os heasets como o Oculus Rift, médicos que estão em locais distantes podem observar e controlar esses robôs por dentro do corpo da pessoa, realizando a operação à distância e com maior precisão. A grosso modo, a empresa une a parte profissional das cirurgias com aquilo que pode ser encontrado em jogos de videogame, com o médico controlando robôs e vendo tudo pelos “seus olhos”.

Imagem: Reprodução/Vicarious Surgical

Até o momento, a Vicarious Surgical já arrecadou US$31,8 milhões (aproximadamente R$ 118,9 milhões) para auxiliar no desenvolvimento da tecnologia, que ainda pode ser aplicada em diferentes campos além da medicina.

Fonte: TecMundo

Recent Works

Posts recentes

Solicite um orçamento!